Executivas dão 5 dicas para mulheres na indústria de tecnologia

Quem é mulher e trabalha em uma grande empresa provavelmente já passou ou ainda passará por dificuldades para crescer. Isso porque, atualmente, o mercado de trabalho ainda é composto, em sua grande maioria, pelo homens.

No cenário tecnológico, isso é ainda mais restrito. Segundo dados do Censo 2010, último levantamento do IBGE, as mulheres representam apenas um quarto das 520 mil pessoas que trabalham no setor. Além disso, o salário médio das mulheres no segmento de TI foi constatado com um valor 34% menor do que em relação ao dos homens. Nos cargos de chefia, a situação é ainda pior: em média, o salário dos homens é de R$ 5.478, enquanto o das mulheres fica em R$ 1.909.

Boa parte das mulheres na tecnologia enfrenta outro dilema: o de cuidar da família e dedicar tempo para construir uma carreira. Contudo, apesar de parecer algo dificil - ou até mesmo impossível - trabalhar em uma companhia da área e chegar em altos cargos não é algo distante. Pelo menos é o que acreditam quatro grandes executivas do setor.

Presentes nesta quarta-feira, 4, na Campus Party deste ano, realizada em São Paulo, Laura Gonzalez-Estefani, Jacqueline Lee, Gabriela Viana e Mubarik Imam debateram sobre o assunto e também formas de como mudar as estatísticas atuais. As executivas trabalham como Head de Parcerias na America Latina do Facebook, Diretora de Marketing da Qualcomm, Diretora de Marketing da Xiaomi e Diretora de Desenvolvimento de Negócios do WhatsApp, respectivamente.

Para elas, a mulher representa um papel importante nas empresas, principalmente por características como a compaixão, mais presentes no sexo feminino. Porém, elas chamam a atenção para a necesidade de existir um ambiente confortável para essa e outras habilidades se manifestarem. Confira abaixo cinco dicas dadas durante a palestra para a mulher se empoderar não so na tecnologia, mas em qualquer outro setor:

1) Não deixe os outros te limitarem

Mubarik Ibam, do WhatsApp, conta que quando era estudante, ouviu seu professor de física dizer que as garotas não "precisavam aprender aquilo", porque provavelmente não iriam usar no futuro. "A melhor forma de provar que não é assim é ir lá e fazer isso", conta Mubarik.

2) Autoconfiança e autoestima são essenciais

Um dos pontos mais frisados pelas executivas á a importância de as mulheres serem mais confiantes não só no seu trabalho, mas também nos seus desafios. "Ser autoconfiante te dará liberdade e te levará para tão longe quanto você desejar ir", defende Laura Gonzalez-Estani, do Facebook.

3) Tome a iniciativa

Muitas vezes, as mulheres são colocadas em situações desconfortáveis ou desfavoráveis dentro de uma empresa. Porém, como ressalta Mubarik, cabe a ela mesmo tomar a iniciativa para mudar isso. "Uma vez estava em uma reunião com executivos do WhatsApp e até o proprio cofundador, quando um deles foi falar algo e se virou de costas para mim. Tive que ir para o outro lado da mesa para fazer parte da conversa", conta a diretora do app.

4) Saiba dizer "não"

Saber aceitar um desafio ou tarefa é importante, mas saber dizer "não" e uma dádiva. Não é difícil ouvir histórias de mulheres que ficaram com medo de perder seu emprego e, por conta disso, aceitaram imposições abusivas. No entanto, para mudar esse "terrorismo" é preciso começar dizendo não. "Diga não. Faça o que você quer. Se você tem valor para a empresa, ela deve aceitar que você tem limites", afirma Gabriela Viana, da Xiaomi.

5) Não deixe o trabalho tomar conta da vida pessoal

Para as mulheres que estão crescendo dentro de uma companhia, não é dificil perceber que a vida pessoal começa a ser afetada e perder espaço no dia a dia. Na opinião de Jacqueline Lee, da Qualcomm, é preciso saber separar as coisas. "Se concentre na sua família quando estiver com ela. Não responda e-mails fora do horário de trabalho, por exemplo", recomenda.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ