Doodle do Google: quem é Ebenezer Cobb Morley, o homenageado de hoje

Se você entrou no Google, deve ter reparado que o doodle – o logo personalizado do site – está diferente e mais futebolístico. O motivo é o aniversário de 187 anos de Ebenezer Cobb Morley, um inglês que é ainda mais importante para o esporte do que Charles Miller, ao menos globalmente: ele é considerado o pai do futebol moderno.

Morley foi um dos membros fundadores da Football Association, a associação inglesa que regula a modalidade no país. Jogador amador de futebol, foi ele quem propôs a criação do grupo, do qual foi o primeiro secretário e segundo presidente na história.

O inglês também escreveu, em 1863, a primeira versão das regras do jogo, contidas em um livro chamado Football Association 1863 Minute Book. O conjunto de 13 “leis” foi modificado posteriormente, mas marcou a separação do futebol e do rugby, que até então eram muito próximos. As regras foram adotadas pela FIFA assim que a associação foi fundada, em 1904.

O patrono do futebol moderno faleceu em 20 de novembro de 1924, aos 93 anos.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ